Com Balcão Único em Alto Araguaia, empresas podem ser abertas em minutos e sem custo

Legenda: Cerimônia de assinatura foi realizada nesta sexta-feira na sede da Prefeitura de Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

A Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), em parceria com a Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT), oficializou a implantação da plataforma digital “Balcão Único”. O termo de cooperação técnica foi assinado nesta sexta-feira (10.nov.2023) pelo prefeito Gustavo Melo (PSB), pelo presidente Jucemat, Manoel Lourenço de Amorim e pelo secretário de Finanças e Planejamento do município, Welton Vilela.

A plataforma permitirá que qualquer cidadão possa abrir uma empresa de forma simples, automática, em poucos minutos e sem nenhum custo.

“O Balcão Único proporcionará que o município faça a abertura de empresas, para as atividades que são classificadas como baixo risco, em até 10 minutos. Então, é um avanço muito grande para o nosso município, porque estamos dando celeridade no processo de abertura de empresas. Isso torna o município mais competitivo, fomenta o ambiente de negócios, gerando emprego e renda para a nossa cidade”, afirmou o prefeito Gustavo Melo.

O secretário de Finanças e Planejamento, Welton Vilela, em seu discurso, citou que o objetivo com a adesão é a desburocratização e o incentivo ao empreendedorismo na cidade. “É o compromisso que a gestão do prefeito Gustavo Melo tem: fomentar o empreendedorismo e dar apoio, principalmente, aos iniciantes, aos pequenos e microempreendedores, que muitas vezes estão na informalidade e precisam desse aporte, desse apoio do Governo Municipal para incentivá-los, motivá-los a vir para a formalidade e assim fomentar a geração de emprego, o crescimento. Com essa parceria importante com o Governo de Mato Grosso, através da Jucemat, estamos desburocratizando, simplificando para o empreendedor”, disse.

O presidente da Junta Comercial, Manoel Lourenço de Amorim, explicou que uma das facilidades é que o novo sistema realiza a integração de dados entre os órgãos de cada esfera dos Governos federal, estadual e municipal. Conforme ele, outra vantagem obtida pelo empreendedor local, é a versatilidade que o ambiente virtual permite.

“Alto Araguaia implantou rapidamente o Balcão Único. Quero enaltecer a gestão e os servidores que se empenharam para consolidação desse processo extremamente importante para os empreendedores e para o município. A coleta de todos os dados para o funcionamento de uma empresa agora será feita por meio do formulário digital, com isso irá reduzir tempo e a burocracia, assim como os gastos que haviam no processo tradicional”, explicou Manoel Lourenço.

Com o termo de cooperação técnica assinado nesta manhã, Alto Araguaia se tornou o município mais ágil na implantação do “Balcão Único” em Mato Grosso e o município com maior liberdade econômica de baixo risco do Brasil.

Também participaram da cerimônia o secretário Manoelito Rezende (Administração); vereadores Mariana de Souza (presidente da Câmara); Marília Rabelo, Marcos Nunes, Clodoaldo Fernandes e Marilzan Nunes; os servidores Leidiane Rezende, Lucilene Ferreira, Jedinaldo Macena, Willengarg de Oliveira, Maximilian Gonsalez, Suzana Carrijo e Elizângela Cabral; os contatores Suely Santos e Clóvis Vilela Rodrigues e Ava Clair, coordenadora de agentes e convênio da Desenvolve MT; Luiz Campo, assessor técnico da Desenvolve MT e Elias Vinícius, gerente da Rede SIM.